quinta-feira, 29 de maio de 2008

VAMOS COMEMORAR O TRIUNFO DO BOM SENSO E DA RAZÃO

Enfim, acabou!
Foi um julgamento longo, que acompanhei minuto a minuto desde ontem!
Estava muito apreensiva pois nunca sabemos qual será a decisão final, tudo pode mudar na última hora!
Quero parabenizar os Ministros que votaram integralmente a favor das pesquisas(sem restrições), pois estas tornariam as pesquisas inviáveis.
Parabenizo também a Dra. Mayanna Zatz, presente no STF durante todo o julgamento(fico imaginando como ela deveria estar se sentindo).
Mas estou felicíssima, pois ainda temos pessoas sensatas e coerentes, que entenderam a necessitade dessas pesquisas.
Claro que elas não são certeza de cura, mas como bem disse ontem a Ministra Carmem Lúcia, "a não pesquisa é a ausência total dessa certeza".
Parabéns Dna. Edite, agora seu neto tem mais motivo para acreditar em um futuro melhor!
Obrigado a todos vocês que se envolveram direta ou indiretamente na minha Campanha.
E a vida continua... precisamos lutar por muitas poutras causas agora!
Por hoje, vamos só comemorar!
Um forte abraço a todos

terça-feira, 27 de maio de 2008

GRUPO FAZ PROTESTO CONTRA A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA

Um grupo contrário aos estudos das células tronco embrionárias, fez nesta manhã de 3a. feira, uma manifestação em frente ao prédio do Tribunal.
Cerca de 20 pessoas, entre elas crianças( o que faziam essas crianças lá? Será que elas sabem quem as levou sobre o que protestam ?) participaram do protesto hoje.
Representantes de várias religiões e de entidades contra as pesquisas e contra o aborto( não está em jogo a questão do aborto) participaram do protesto.
Um padre distribuiu um vídeo com cenas de aborto, talvez para sensibilizar a comunidade, porque nas pesquisas, nunca foi falado ou feito aborto.
Esses pré-embriões nunca estiveram no interior de um útero, logo não houve aborto.

Para entenderem melhor a discussão:

O artigo 5º da Lei de Biossegurança, que permite as pesquisas com células-tronco embrionárias congeladas por mais de três anos e com autorização dos doadores dos embriões, fere a proteção constitucional do direito à vida e a dignidade da pessoa humana, segundo Cláudio Fontelles (ministro do supremo que pediu o ADIN), a vida humana começa com a fecundação.
O julgamento começou em março e foi interrompido por causa de um pedido de vista do ministro Carlos Alberto Menezes Direito.
Antes da interrupção, o relator da ação, Carlos Ayres Britto, e a ex-presidente do Supremo, Ellen Gracie, votaram a favor dos estudos.
Um dos principais argumentos dos opositores é que não há comprovação científica do resultado das pesquisas,
Para que pesquisas nos forneçam resultados, elas devem ser realizadas.
Ninguém sai por aí e diz eu vou descobrir a cura da AIDS, através de pesquisas com células tronco adultas. Apenas, o que fazemos é ter material para pesquisar, e através delas buscar alternativas de cura.

Outro argumento é que a vida humana existe a partir da concepção e que, portanto, os embriões não poderiam ser usados nos estudos.
Argumento que cai por terra, porque o que fazer com os embriões congelados? Joga fora?
A partir desse argumento deveria se questionar então: É lícito criar embriões para serem desprezados?
Paulo Fernando Melo, que coordena o Movimento Pró-Vida Família, classifica como uma “falácia” as afirmações que embriões congelados há três anos sejam inviáveis. “Não há dado científico que mostre que embriões congelados há três anos são inviáveis”, disse.
Sim. Mas não há evidências reais que embriões congelados há mais de três anos sejam viáveis. Aliás, quanto maior o tempo de congelamento, menores são as chances de tornarem-se viáveis.
Melo defende a criação de um cadastro nacional para adoção de embriões congelados.
E o Sr. Melo não se preocupa com a adoção de milhares de órfãos que estão nas ruas ou orfanatos precisando de um lar?
Hoje também será feita uma audiência pública na Câmara dos Deputados, promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Vida, o autor da ADIN que entrará em pauta na quarta, Cláudio Fonteles, vai participar do evento.

Agora só resta esperar que os Ministros do supremo tenham discernimento nas questões levantadas por esse pequeno grupo, que se diz a favor da vida, defendendo o desprezo de embriões, fazendo com que a vida que tanto defendem seja jogada no lixo.

Não podemos ficar na contra mão da história, 25 países realizam pesquisas com células tronco embrionárias, e nossas melhores mentes serão exportadas, dando a patente de suas descobertas a esses países.
Se um portador de qualquer doença degenerativa quiser depois um tratamento, terá que pagar muito caro para ter acesso à terapia.
Será que o governo vai subsidiar o tratamento que deverá ser importado?
Que prevaleça o bom senso. Esperamos que a mais alta corte do país pondere todas as questões, ou então que proponham um referendo, para o povo votar nesta questão tão polêmica.
Claro que antes de um referendo, a população deverá ser instruída sobre o que são células tronco, qual a diferença entre uma célula tronco adulta e uma célula tronco embrionária.
Qual o destino final dado aos embriões congelados.
Tudo deve vir à público, para que com conhecimento a população tenha condição de formar sua própria opinião.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

STF VOLTARÁ A VOTAÇÃO SOBRE AS CÉLULAS TRONCO ESTA SEMANA


Pessoal,
vamos ficar de olho e acompanhar dia 28/05(próxima 4a. feira),a partir das 8:30 hs , o Supremo Tribunal Federal(STF), vai votar sobre a constitucionalidade do Artigo 5o. da Lei de Biossegurança.
Espero que o bom senso triunfe sobre as querelas menos importantes, e que finalmente nossos cientistas possam voltar a trabalhar em um grande projeto, que é a busca pela cura das doenças neurodegenerativas, pelas doenças hereditárias e pela melhoria da qualidade de vida daqueles que por um motivo ou outro, tornaram-se para ou tetraplégicos.
Que vença a razão!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Células tronco adultas, podem ser esperança para cura de algumas fraturas ósseas

Pesquisadores da Universidade de Twente( Holanda) equipe liderada por Ramakrishnaiah Siddappa usou substâncias que conseguiram transformar células-tronco adultas em células ósseas.
No futuro, espera-se que a técnica seja capaz de consertar fraturas em que parte do osso acaba sendo totalmente inutilizada.
Esta equipe trabalhou com as chamadas células-tronco mesenquimais(originadas de partes da gordura e da medula óssea de humanos adultos).
Elas têm sido alvo de muita polêmica, porque alguns trabalhos mostraram grande versatilidade de sua parte ,pois, poderiam reconstruir vários tecidos tais como: músculo ou ossos. Porém, outros estudos sugerem que essa potencialidade é limitada porque essas células têm dificuldades para se multiplicar. Sendo assim inviáveis usá-las na reparação de grandes lesões.
Ramakrishnaiah Siddappa e sua equipe aplicaram às células-tronco mesenquimais humanas substâncias que parecem levar à sua diferenciação(especializar-se em células ósseas). Após obter as células originais em diversos pacientes humanos e induzi-las a se multiplicar, eles usaram várias técnicas para transformá-las em osso.
Implantadas em camundongos, elas realizaram de forma adequada essa função óssea.
Os cientistas esperam técnicas como essa, permitam no futuro, a reparação de fraturas usando células ósseas do próprio paciente, evitando uma rejeição.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

APRENDENDO A VIVER

Luiz Eduardo Boudakian, portador de necessidades especiais (por uma alteração genética do Sistema Nervoso Central, afetando sua coordenação motora, equilíbrio e fala).
É uma doença degenerativa, sem cura até o momento, levando com o passar do tempo, a comprometimentos maiores.
Apesar de suas dificuldades e limitações, ele criou o Projeto: Aprendendo a Viver, fazendo palestras em escolas, empresas,comunidades, ONGs, e onde for chamado.
Traz nestas palestras sua história de vida, seus esforços para superar sua limitação e seguir adiante, ensinando que a felicidade pode ser alcançada apesar das adversidades.
Ele é feliz, comove e conforta toda a platéia.
" Amor, fé e humildade. São os ingredientes que sustentam meu corpo e alma, e que também uso para sustentar outros corpos e outras almas que estão ao meu redor.
" A crença na minha missão faz com que eu viva intensamente cada dia..." (Luiz Eduardo).
Grande exemplo de força, de superação de limites, fé e caridade.
Assim como ele, outros também vencem obstáculos para superar suas deficiências, enquanto aguardam que cientistas, com a mesma força e garra, descubram técnicas que possam curá-los ou aliviar suas dores, melhorando sua qualidade de vida.
Luiz Eduardo, parabéns pelo seu exemplo. Estamos com você!
Vamos propagar seu trabalho enquato continuamos nossa luta pela liberação das pesquisas com células tronco embrionárias.
Obrigada pela sua presença ontem no Colégio, que comoveu a todos nós professores, alunos e funcionários.
Obrigada Gabriela Barany por nos proporcionar momentos valiosos repletos de exemplo de força, coragem e fé.
Para quem quiser conhecer melhor o trabalho de Luiz Eduardo, entre no site www.aprendendoaviver.com.br

quarta-feira, 14 de maio de 2008

ADEUS À MARINA SILVA

Só nos resta lamentar, uma grande perda para o Brasil!
A demissão da Ministra Marina Silva abre uma lacuna enorme, que dificilmente será preenchida.
O Governo quer o desenvolvimento a qualquer custo, e o preço é muito alto, por isso ela combatia com muita garra e convicção, defendendo o meio ambiente, tendo inclusive o apoio de órgãos internacionais.
Não aguentou à pressão ! Sem o apoio do Presidente para as suas ações, viu-se acuada. Não tinha como agir. Só saindo mesmo...
É muito triste ver, depois de 5 anos à frente do Ministério, sempre lutando, e mantendo suas posições, mesmo sendo essas contrárias ao governo, ganhando a confiança e o apoio dos ambientalistas e de entidades internacionais, que sua cadeira ficou vazia...
Vazia de sua História de vida, uma vida de luta e de vitórias. Uma vida de dificuldades sem nenhum esmorecimento, e nunca fazendo auto elogios pela sua origem humilde.
Também nasceu pobre, no sertão e sem acesso à cultura. Analfabeta até os 14 anos de idade, alfabetizou-se através do MOBRAL.
Fez o Ensino fundamental e médio pelo antigo Supletivo (EJA). Conseguiu apesar de sua saúde frágil, vencer etapas difíceis, ingressando na Faculdade de História.
Apaixonada pela Defesa da Amazônia, manteve até o momento uma queda de braço com o Governo.
Claro que a corda sempre arrebenta do lado mais frágil.
Parabéns Ministra por sua grande atuação!
Como brasileira e como bióloga só me resta lamentar e esperar que seu sucessor não seja conivente com a política que o Governo Federal quer adotar.
Espero que ele tenha a metade de sua garra e coragem.
Adeus Ministra, mas o seu trabalho no Senado continuará, assim como a sua luta, isso nos conforta!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

"PERDEMOS A GUERRA CONTRA A DENGUE"

Essa afirmação acima é do nosso querido Ministro da Sáude, José Gomes Temporão.
Disse mais ainda: "agora teremos que conviver com a dengue durante muitos e muitos anos"!
O cinismo ainda não acaba por aí, diz mais: " Agora, vamos ter que trabalhar muito duro, apostando inclusive no surgimento de uma vacina." " Entre cinco a dez anos é possível que tenhamos essa vacina".
Tudo iso foi dito literalmente pelo nosso Ministo da saúde, com o maior cinismo!
"Agora, temos "(quem temos?) " que trabalhar duro" (como se trabalho fosse mole, talvez o dele seja) "e apostar inclusive no surgimento de uma vacina". É, vamos apostar que a vacina apareça do nada, pois como ele mesmo acha, a vacina surge assim... de repente.
Será que avisaram ao Ministro que para se combater uma doença como a Dengue apostas e rezas não adiantam nada.
Será que avisaram que precisa investir dinheiro para as pesquisas para que a vacina seja DESCOBERTA, sem que seja preciso apostar em seu surgimento!
Admitir que a guerra foi vencida é atestar a incompetência do governo em lidar com a crise.
E ele vai mais além : " Está faltando mobilização(isso referindo-se, claro à população), levantar a bunda da cadeira e trabalhar" .
Como todo o Ministério do Governo Lula, as palavras de baixo calão jorram como pétalas de rosa.
Como todo Ministério deste governo, a população é culpada pelo caos instalado em todos os setores, turismo, saúde, educação, meio ambiente (ressalvando aqui a grande atuação da Ministra Marina Silva, por quem eu tenho enorme respeito e grande admiração).
O brasileiro é um povo sofrido, faminto, cansado de esperar, esperar e esperar.....
Nenhum brasileiro está com a "bunda" na cadeira, Sr. Temporão, pois, temos desde de cedo aprender a trabalhar duro para prover nossas necessidades básicas (fome, sede, frio).... educação, só se houver vaga nos colégios estaduais e saúde, quando os hospitais e postos de saúde nos quiserem atender.
Então trabalho duro fazemos senhor ministro, desde muito cedo, e não agora, mas sempre!
Enquanto isso, inventa-se imposto que a princípio seria para cobrir a área da saúde, e convivemos, com Dengue, Febre Amarela, Doença de Chagas, Malária..... citando um trecho de Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo :
" ... Somos muitos severinos, iguais no nome e na sina..... morremos de morte igual, mesma morte severina que aquela em ......
.... que se morre de fome um pouco por dia....
... com o mesmo ventre crescido, sobre as mesmas pernas finas...
... iguais também porque o sangue que usamos tem pouca tinta..."
(desculpe-me mas o monólogo não está na ordem original, fui colocando à medida que fui me lembrando, mas pensando em todos nós, e não apenas no migrante Severino)
Caro Ministro, que tal trabalhar de verdade ao invés de apostar... que tal combater eficientemente os mosquitos, que tal aumentar o número de agentes da saúde, que tal ir à mídia e explicar à população que apesar de ser um dever do governo, vocês precisam da ajuda de todos, ao invés de dizer as barbaridades que se lê em todos os jornais?
Nós somos brasileiros, com muita honra, e exigimos respeito!
Trate-nos como gostaria de ser tratado: com respeito.
Não venha colocar a culpa encima de um povo sofrido, e ainda mandar que se tire a bunda da cadeira!
Acho que quem deveria fazer isso era o Governo, todos, desde o Presidente até os vereadores. Assim sobraria pouco tempo as as maracutais!