terça-feira, 17 de junho de 2008

VITILIGO E PSORÍASE

Este foi o tema do congresso, ocorrido no sábado, dia 14/06, na Camara Municipal.
O Congresso foi coordenado pelo Dr. Cid Y. Sabag, autoridade sobre o assunto.
Esteve presente Rappin Hood, cantor popular de rap, que sofre de vitiligo e luta pela melhoria de condições dos portadores de psoríase e vitiligo.
Vamos conhecer um pouco sobre cada uma dessa doenças de pele:
Psoríase
Doença hereditária, transmitida através da ação de muitos genes (multigênica), que acomete homens e mulheres igualmente, na faixa etária entre os 25 a 50 anos, porém pode aparecer mais precocemente.
Além da carga genética, a psoríase necessita de fatores desencadeantes para se manifestar.
O uso de alguns medicamentos, carga emocional e estresse, são um desses fatores.
Caracteriza-se pelo aparecimento de manchas arredondadas e secas na pele, com escamação esbranquiçada, podendo apresentar-se de tamanhos variados.
Acredita-se que 1 a 2% da população mundial seja atingida pela psoríase.
NÃO É UMA DOENÇA CONTAGIOSA, PORTANTO NÃO SE DEVE EVITAR O CONTATO FÍSICO COM OS PORTADORES DE PSORÍASE.
Vitiligo
Caracteriza-se pelo aparecimento de manchas acrômicas na pele, causadas pela deficiência ou ausência de melanócitos.
Apesar de desconhecido o mecanismo que confere o surgimento desta doença, alguns médicos acreditam tratar-se de uma doeça auto imune, além de estar relacionada com fatores emocionais.
Doença crônica de evolução imprevisível, podendo permanecer estável durante anos, voltando a surgir tempos depois.
Pode também ocorrer a regressão espontânea das manchas.

Não traz prejuízos à saúde física, porém, os portadores de vitiligo, por apresentar sua aparência alterada, sofre discriminações, prejudicando a sua socialização.
Aconselha-se, portanto, o acompanhamento psicológico, pois a ansiedade causada por essas circustâncias pode agravar a doença.

Como o vitiligo aparece de forma e intensidade variada, o tratamento é individualizado, de acordo com cada caso.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

CAMPANHA NACIONAL DA VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE

Sábado último, dia 14 de junho, foi promovida a primeira etapa da Campanha pela erradicação da poliomielite, que só ocorrerá atavés da vacinação em massa das crianças,entre as idades de 0 a 5 anos.
O Colégio Técnico Santa Maria Goretti, participa há vários anos desta campanha, contando com o apoio e participação efetiva dos alunos do curso Técnico de Enfermagem, do nosso corpo docente (enfermeiros muito bem preparados) e o suporte do Posto de Saúde do Bom Retiro, que disponibiliza médicos e enfermeiros.
Agradecemos a todos vocês que ajudaram no sucesso dessa Campanha, onde mais de 9 milhões de crianças foram vacinadas em todo o país.

POLIOMIELITE (Paralisia Infantil)

A poliomielite é conhecida desde a pré-história. Em pinturas do antigo Egito já aparecem figuras com membros flácidos atrofiados típicos da doença.
A primeira descrição médica da doença foi feita por Jakob Heine em 1840, enquanto Karl Oskar Medin foi o primeiro a estudá-la seriamente em 1890, o que levou à sua denominação alternativa, doença de Heine-Medin.
A infecção é oral e há invasão e multiplicação do tecido linfático da faringe,tonsilas palatinas (amígdalas), daí é ingerido sobrevivendo ao suco gástrico, invadindo os intestinos e aí multiplicando-se.
As manifestações iniciais são parecidas com as de outras doenças virais: podem ser semelhantes às infecções respiratórias, apresentando febre e dor de garganta ou ainda pode ocorrer sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos e dor abdominal.
Em seguida dissemina-se pela corrente sangüínea indo infectar por essa via os orgãos.
Os órgãos mais atingidos são o sistema nervoso , o coração e o fígado.
A multiplicação nas células do sistema nervoso (encefalite) pode ocasionar a destruição de neurônios motores, o que resulta em paralisia flácida dos músculos por eles inervados.


sexta-feira, 6 de junho de 2008

SEMANA MUNDIAL DOS AMIGOS

Amigos são anjos que Deus coloca em nosso caminho,que nos ajuda em momentos difíceis, e conosco ri na alegria e na vitória.
Não poderia deixar passar esta data, sem compartilhar com todos vocês a alegria de saber que tenho amigos.
Amigos como vocês, na foto acima, que não nos vemos muito, mas a distância nunca esfriou essa amizade de mais de 20 anos.
Amigos que estão passando aí do lado(nos slides).
Amigos que recebem denominações variadas:
amigo/pais;amigo/marido;amigo/sogros;
amigo/filhos;
amigo/neta;amigo/primos;
amigo/sócia;amigo/alunos;amigo/funcionários
.
A denominação não importa, o que vale é a essência do relacionamento:
a Amizade.
A todos vocês meus amigos (pais, sogras, filhos, marido,neta,alunos,colegas professores,funcionários,sócia,
comadre e compadre) dedico esse espaço e aproveito a ocasião para dizer que não importa a
distância ou o tempo que nos separa, amo vocês!

AMIGOS SÃO AS ASAS QUE DEUS NOS DEU PARA QUE
PUDESSEMOS ALÇAR VÔO!

Tenham uma excelente
Semana do Amigo, e não esqueçam de dizer aos
seus amigos o quanto você os ama!

quinta-feira, 5 de junho de 2008

AS GRANDES POSSIBILIDADES

Agora o Brasil está alinhado com os países que também fazem pesquisas com células tronco embrionárias.
É um vitória histórica, em um país onde a Igreja tinha grande poder, nossos ministros provaram que somos um país laico, e foi ouvida a razão.
Vale a pena conferir os votos dos seis ministros que votaram a favor, sem restrições, pois foram proferidas verdades de uma grande profundidade,como o da Ministra Cármem Lúcia ao afirmar :

"...pesquisa científica diz com a vida, com a dignidade da vida, com a saúde, com a liberdade de pesquisar, de se informar, de ser informado, de consentir, ou não, com os procedimentos a partir dos resultados..."

Agora, precisamos ter calma, e aguardar o avanço das pesquisas. Não foi aprovada nenhuma terapia, nem se fará a cura imediata dos males que afligem muita gente, mas, há esperança e possibilidades reais para alcançar o sucesso.
Vamos fazer uma corrente de energia positiva, que ilumine nossos pesquisadores,envolvidos diretamente nestes estudos, para que, uma vez reanimados pela vitória conquistada, prossigam mais dinamicamente em busca de terapias curativas ou de melhoria na qualidade de vida.

Peço desculpa a todos, pois retirei o mecanismo de busca deste blog, por ter verificado que se comportava de uma maneira estranha... estou tentando resolver o problema, assim como o calendário de cursos e eventos.
Assim que eu conseguir (informática é uma ciência que não domino, aliás, não abomino pois é necessária, mas sou impotente na resolução de determinados problemas, preciso aguardar ajuda daqueles que entendem para solucioná-los), tão logo eu consiga , esses elementos serão recolocados no blog.
Obrigada a todos vocês, alunos queridos, que me ajudaram direta ou indiretamente na campanha,a grande energia passada por vocês foi decisiva nos momentos em que eu tinha grandes dúvidas sobre o resultado do julgamento.
Obrigda pelas felicitações, e-mails e abraços carinhos que tenho recebido.
Nada fiz, senão informar sobre a necessidade da liberação das pesquisas, e esclareci, dentro do meu limite, sobre as células tronco. Continuo à disposição daqueles que desejam saber mais a respeito.
Abraço carinhoso a todos vocês que me visitam sempre, e quero dar as boas vindas a vocês que estão entrando pela primeira vez... (alunos novos da turma da noite).
Até breve!