quarta-feira, 12 de junho de 2013

FELIZ DIA DOS NAMORADOS


             O Dia dos Namorados surgiu em comemoração ao Santo “São Valentim”.
              Em associação com o amor romântico que começou no final da Idade Média, o então  Bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II que havia proibido o casamento durante as guerras, pois  acreditava que os guerreiros seriam melhores combatentes se estivessem solteiros .
            O Bispo Valentim, contrariando as ordens do Imperador, não só continuou celebrando os casamentos, como também, ele mesmo casou-se secretamente.
           Quando foi descoberto,  Valentim foi preso e condenado à morte.
           Durante o período de sua prisão, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes afirmando sua crença no amor.
           Ainda na prisão, apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, inexplicavelmente, como se fosse um milagre, restituiu-lhe sua visão.
           Antes de ser executado, Valentim escreveu-lhe uma mensagem de adeus, assinando  como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
           Dia 14 de fevereiro, data de sua morte, era também a véspera de "lupercais”, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza).
           Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de mensagens de amor em forma de objetos simbólicos. Os símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido (deus do amor) .
            O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.
            No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, véspera Dia de Santo Antonio, um  santo português conhecido como  casamenteiro.