terça-feira, 2 de dezembro de 2008

SAÚDE É O QUE INTERESSA

Parabéns ao Jornalista Maurício Coutinho , redator do Jornal Gorettinforma, pelo prêmio conquistado na última sexta feira dia 28/11/08.
O IX Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia, que premia os melhores trabalhos jornalísticos que visem difundir o turismo na cidade de São Paulo - elevada à capital mundial da gastronomia, ao lado de cidades como Paris, Nova York, Roma, Lisboa e Buenos Aires.
Na Câmara Municipal paulistana, o jornlista Maurício Coutinho recebeu a placa de 3ª colocação , na categoria "Melhor Reportagem publicada em jornal do Brasil"
O reportagem foi publicada na 3a. edição do Gorettinforma, com o título:
SALADAS:SAÚDE É O QUE INTERESSA!
e o texto transcrevo na íntegra:

Conhecida popularmente como sofisticada e cara, a alcachofra é uma flor comestível de sabor único e extrema versatilidade que está deixando de ser um artigo de luxo e se popularizando em todo o país. Habituada a encantar os paladares mais sofisticados, a flor é capaz de enriquecer pratos doces ou salgados graças ao seu sabor delicado e original. Justamente por ser uma flor, a safra da alcachofra acontece na primavera, e também por isso, acontece entre os dias 03 e 26 de outubro, em São Roque, cidade a 60 km de São Paulo, a 16ª Expo São Roque, maior festa do Estado voltada a admiradores da alcachofra e vinhos.

Além de conhecer as mais variadas formas de preparar alcachofra, durante o evento, os visitantes podem se deliciar com os pratos à base da iguaria na Cantina da Tia Lina e o Restaurante Douradão, além de uma praça de alimentação com pratos prontos. Salada Como Te Quero!

Parabéns, Maurício Coutinho!

2 comentários:

Giordan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giordan disse...

Após ler a matéria do Coutinho e regozijar com ele o reconhecimento de seu mérito conquistado no IX Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia, senti a necessidade de realizar uma pesquisa sobre sua sugestão gastronômica – a alcachofra. Fiquei surpreso com os resultados que encontrei a respeito de suas indicações, contra-indicações e propriedades farmacológicas.
Confesso que sempre tive certo preconceito para com ela. Nunca simpatizei muito com sua aparência e me incomodava a sensação de estar comendo uma flor. Mas findei concluindo que, obviamente, isso não passa de uma bobagem!
Para não perder o costume de buscar o porquê das nomenclaturas, descobri que botanicamente conhecida como Cynara, que em latim corresponde à canina, a alcachofra é assim conhecida por sua aparência remeter às formas dos dentes de um cachorro a semelhança dos espinhos que a envolvem.
Os médicos árabes medievais a chamavam de al-Kharsaf e foram eles que descobriram a ação benéfica das propriedades desta antipática flor em algumas doenças notificadas pela medicina da época. Hoje sabemos que a alcachofra por conter uma substância denominada de cinarina provoca o aumento da secreção biliar. A cinaropicrina que confere o amargor característico da alcachofra é responsável pelo aumento da secreção gástrica. A cinarina derivado da lutoelina abaixa a taxa de colesterol de maneira significativa através de uma estimulação metabólico enzimática. É utilizada para casos de hiperlipidemia e ateromatose no interior dos tecidos adipóides. A alcachofra não dissolve os cálculos biliares, mas diminui as cólicas, exercendo um efeito preventivo em pessoas predispostas a desenvolverem litíase (pedras). O incremento da eficiência metabólica do fígado deve-se aos componentes polifenóis que provocam a diminuição plasmática do colesterol. A cinarina presente na alcachofra possui propriedades anti-hepatotóxicas, estimulando a função do fígado. Ação protetora e regeneradora dos hepatócitos é provocada pelos flavonóides e glialcooliterpênicos que estimulam a síntese enzimática básica do metabolismo hepático. Na uremia, a cinarina melhora a excreção da amômia por provocar um aumento da produção de ácido úrico pelo epitélio renal. A ação diurética auxilia a eliminação de uréia e de substâncias tóxicas decorrentes do metabolismo celular desenvolvendo sua ação depurativa. A oxidase, enzima hidrossolúvel presente na alcachofra é provavelmente a responsável pelas propriedades hipoglicemiante da alcachofra, entre outros.
Descobri também que essa hortaliça de abominável aparência, apesar de todas as propriedades benéficas nela encontradas, é contra-indicada durante a amamentação e nos casos de fermentação intestinal.
Todavia, como não pretendo amamentar e, meu aparelho gastrintestinal anda regulado, acho que vou repensar meus conceitos e, quem sabe, até inserir alcachofra mais vezes na minha dieta.

Beijos, professora!

Giordan
Auxiliar de Enfermagem