terça-feira, 8 de julho de 2008

VACINA CONTRA O HPV

Na 6a.feira passada (04/07) tive o prazer de proferir uma palestra sobre o Human Papilomavirus, conhecido por HPV, que afeta milhares de pessoas, homens e mulheres, e é o responsável por 11% dos casos de câncer cervical no Brasil.
O Evento "Mulheres Empreendedoras" foi promovido pela empresária Sandra Machado, a quem agradeço de coração a oportunidade de estar em contatos com grandes mulheres, como a Dra. Dalva Christofoletti , Presidenta do CEAME ( Centro de Estudos de apoio aos Municípios e Empresas) .
Esteve também presente no evento a Deputada Estadual Dra.Célia Leão, no seu 6o. mandato consecutivo, com quem eu tive o previlégio de conversar, e levantar a bandeira da vacinação contra o HPV gratuita, uma vez que a vacina chegou ao Brasil no final de 2.006, e somente as pessoas com poder aquisitivo alto podem recorrer a ela, pois é cara demais para a maioria brasileiros.
Pude falar na palestra sobre a importância da educação sexual nas escolas médias, para orientar os jovens sobre os riscos de relações sexuais sem proteção.
As únicas armas que temos é a informação e a prevenção, já que a vacina, embora existente, não é acessível a todos.
A Deputada Célia Leão, prometeu estudar uma maneira de tornar realidade a vacinação, pois viu a importância de imunizar nossos jovens tornando-os imunes aos efeitos maléficos do HPV, que é transmido por via sexual.
Qualquer sugestão que seja viável para que a vacinação contra o HPV seja oferecida pelo governo, com apoio de Empresas e/ou Indústrias Farmacêuticas, pode comentar no meu Blog, ou mandar um e-mail para mim, que encaminharei para a Deputada.
Meu e-mail: angela@goretti.com.br.
Vamos pensar qual a melhor maneira de viabilizar a vacinação à jovens de baixa renda.
Não esqueçam: Nosso compromisso é com a saúde, e isso envolve prevenção de doenças.
O câncer cervical (conhecido popularmente por câncer do colo uterino), mata hoje cerca de 4.ooo mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do câncer (INCA).
Vamos nos mobilizar, e mais uma vez sair à luta, ao invés de reclamar do governo.
Temos que trabalhar!
Avante!
Parabéns Sandra, pelo brilhante evento!

Um comentário:

Anônimo disse...

É de extrema importância que se faça presente uma campanha contra o HPV. Sou homem e portador do vírus e posso dizer que ele causou uma grande infelicidade, me privando de relacionamentos com pessoas que eram de extrema importância em minha vida. E vejo ainda a falta de conhecimento dos jovens nesse assunto e sinto pelos que estão entrando nessa de bobeira, pois não sabem como é complicado lidar com um vírus desse tipo, que se manifesta de tempos em tempos e você não sabe como lidar com as pessoas que se relaciona. Apóio qualquer campanha do tipo. Parabéns pela iniciativa.