terça-feira, 17 de junho de 2008

VITILIGO E PSORÍASE

Este foi o tema do congresso, ocorrido no sábado, dia 14/06, na Camara Municipal.
O Congresso foi coordenado pelo Dr. Cid Y. Sabag, autoridade sobre o assunto.
Esteve presente Rappin Hood, cantor popular de rap, que sofre de vitiligo e luta pela melhoria de condições dos portadores de psoríase e vitiligo.
Vamos conhecer um pouco sobre cada uma dessa doenças de pele:
Psoríase
Doença hereditária, transmitida através da ação de muitos genes (multigênica), que acomete homens e mulheres igualmente, na faixa etária entre os 25 a 50 anos, porém pode aparecer mais precocemente.
Além da carga genética, a psoríase necessita de fatores desencadeantes para se manifestar.
O uso de alguns medicamentos, carga emocional e estresse, são um desses fatores.
Caracteriza-se pelo aparecimento de manchas arredondadas e secas na pele, com escamação esbranquiçada, podendo apresentar-se de tamanhos variados.
Acredita-se que 1 a 2% da população mundial seja atingida pela psoríase.
NÃO É UMA DOENÇA CONTAGIOSA, PORTANTO NÃO SE DEVE EVITAR O CONTATO FÍSICO COM OS PORTADORES DE PSORÍASE.
Vitiligo
Caracteriza-se pelo aparecimento de manchas acrômicas na pele, causadas pela deficiência ou ausência de melanócitos.
Apesar de desconhecido o mecanismo que confere o surgimento desta doença, alguns médicos acreditam tratar-se de uma doeça auto imune, além de estar relacionada com fatores emocionais.
Doença crônica de evolução imprevisível, podendo permanecer estável durante anos, voltando a surgir tempos depois.
Pode também ocorrer a regressão espontânea das manchas.

Não traz prejuízos à saúde física, porém, os portadores de vitiligo, por apresentar sua aparência alterada, sofre discriminações, prejudicando a sua socialização.
Aconselha-se, portanto, o acompanhamento psicológico, pois a ansiedade causada por essas circustâncias pode agravar a doença.

Como o vitiligo aparece de forma e intensidade variada, o tratamento é individualizado, de acordo com cada caso.

10 comentários:

Ivonaldo Marreiro da Silva disse...

Profº Ângela as informações sobre o vitiligo estão bem clara, gostaria de saber o que têm de novo no tratamento desta doênça, tendo em vista ser portador a mais ou menos um ano, atualmento estou fazendo tratamento no HUOL-Natal/RN com fototerapia UVB E utilizando pomada como o protopic à 0,1 %, bem como terapsor capilar e iniciando um novo tratamento com polipodium leucotomus a 250 mg.
Gostaria de saber se o vitiligo é considerado uma doênça degenertiva?

Unknown disse...

ivonaldo!
o tratamento geralmente depende de caso para caso, eu sou portadora e tomo remédios homeopáticos (no momento tomo Nux Vômica Xx e Stressdoron) mas o que eu realmente ví efeito foi quando comecei a usar o Tracolimus 0,03% (ou protopic) manipulado... e parece surtir mais efeito nas manchas que entram em contato com o sol.
Espero ter ajudado!

Anônimo disse...

Boa Noite!
Meu nome é Meire Araújo

Sra.Angela tenho vintiligo no rosto,na região dos olhos,gostaria de saber se já existe tratamento com celulas tronco para vintiligo.Tenho utilizado protopic à 0,1 %,trisoralem,e protetor solar,gostaria de saber mais sobre outras maneiras,ou melhor outros tipos de tratamento.Desde já Obrigada!

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER SE O VITILIGO E CONSIDERADO DEFICIENCIA?

ajjjoel@hotmail.com disse...

Olá aqui joel, gostaria de saber se ja está sendo feito pesquisas com células tronco para vitiligo e se está, em qual local.

Amo a vida disse...

bom dia minha filha tem seis anos e tem vitiligo no rosto ,gostaria de saber se estao sendo feitos estudos para vitiligo com as celulas tronco.tenho o dente de leite dela e gostaria de saber se isso ajudaria no tratamento.desde ja agradeco Elaine bh

raffa_nfs disse...

Olá, sou Rafael e tenho vitiligo a 11 anos.. e MUITA experiencia com todos os tipos de medicamentos e tratamentos contrao vitiligo..
No inicio eu acreditava que fazia efeito os tratamentos.. mas com o tempo percebi que eles só funcionavam no inicio.. e isso provou que era um fator piscológico a regressão das manchas..
Após fazer todos os tratamentos ( Até Regressão, esse mesmo que voce descobre quem voce foi e essas coisas) percebi que nada funciona e esses remédios são só um consolo enquanto não se apresenta a Cura.
Os Cientistas concerteza sabem a cura, mas se a divulgarem a industria farmaceutica iria perder Bilhões em tratamentos..

Bem decidi a +- 2 anos fazer tudo sozinho. Eu frequenteva o melhor médico do Brasil, que ficava próximo a UNIFESP..

Hoje faço testes com vitamnias, aminoácidos e enzimas.. claro que pesquiso muito bem até fazer esses testes.. Me desculpem, mas não vou ficar falando os nomes dessas enzimas pois estou fazendo testes em mim mesmo, e não quero influenciar ninguem.

Estou agora para marcar uma retirada de células tronco, e irei aplica-las na minha pele..
Pois já que não existem pesquisas, eu mesmo com o meu laboratório que é meu corpo e meus estudos que é a internet, estou a procura da CURA e não de um tratamento.

Alias.. tenho 16 anos, e sou determinado a acabar com essa doença.

Anônimo disse...

Boa noite
Sra. Angela, tenho psoríase desde meus 5 anos de idade hoje estou com 22, gostaria de saber se há algum estudo de tratamento da doença com celulas-tronco ou outro tipo de estudo em ke o resultado venha ser eficiente, quero tanto poder me livar dessa doença um dia, vi também outro dia na internet que ela pode afetar os ossos; qual problema posso ter?...
Obrigado; espero confiante em uma resposta animadora por que já gastei tanto dinheiro e só uma pomada consegue limpar a pele...
Obrigada mais uma vez...

Elan Mello disse...

Sra Angela , por favor, me envie um contato atraves do email elanmello@elanmello.com.br pq tenho certeza de ter uma grande ferramenta que pode ser a nova maravilha para auxilio e uso na medicina e com certeza nessa minha ideia pode estar a cura do vitiligo estacionario. tenho muito interesse neste assunto alem de otimas ideias que acredito poder iniciar uma nova linha de estudos para um breve e imediato resultado...apesar de eu ser micropigmentador e fazer procedimentos de pigmentação em vitiligos a ideia que lhe falo nao tem nada a ver com micropigmentar, totalmente diferete,,,me envie contato que lhe falo tudo, Obrigado!!

Elan Mello

ulisses disse...

Retire gratuitamente a CARTILHA DO VITILIGO em:

www.fluidovital.org.br