segunda-feira, 16 de junho de 2008

CAMPANHA NACIONAL DA VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE

Sábado último, dia 14 de junho, foi promovida a primeira etapa da Campanha pela erradicação da poliomielite, que só ocorrerá atavés da vacinação em massa das crianças,entre as idades de 0 a 5 anos.
O Colégio Técnico Santa Maria Goretti, participa há vários anos desta campanha, contando com o apoio e participação efetiva dos alunos do curso Técnico de Enfermagem, do nosso corpo docente (enfermeiros muito bem preparados) e o suporte do Posto de Saúde do Bom Retiro, que disponibiliza médicos e enfermeiros.
Agradecemos a todos vocês que ajudaram no sucesso dessa Campanha, onde mais de 9 milhões de crianças foram vacinadas em todo o país.

POLIOMIELITE (Paralisia Infantil)

A poliomielite é conhecida desde a pré-história. Em pinturas do antigo Egito já aparecem figuras com membros flácidos atrofiados típicos da doença.
A primeira descrição médica da doença foi feita por Jakob Heine em 1840, enquanto Karl Oskar Medin foi o primeiro a estudá-la seriamente em 1890, o que levou à sua denominação alternativa, doença de Heine-Medin.
A infecção é oral e há invasão e multiplicação do tecido linfático da faringe,tonsilas palatinas (amígdalas), daí é ingerido sobrevivendo ao suco gástrico, invadindo os intestinos e aí multiplicando-se.
As manifestações iniciais são parecidas com as de outras doenças virais: podem ser semelhantes às infecções respiratórias, apresentando febre e dor de garganta ou ainda pode ocorrer sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos e dor abdominal.
Em seguida dissemina-se pela corrente sangüínea indo infectar por essa via os orgãos.
Os órgãos mais atingidos são o sistema nervoso , o coração e o fígado.
A multiplicação nas células do sistema nervoso (encefalite) pode ocasionar a destruição de neurônios motores, o que resulta em paralisia flácida dos músculos por eles inervados.


Nenhum comentário: