terça-feira, 20 de maio de 2008

Células tronco adultas, podem ser esperança para cura de algumas fraturas ósseas

Pesquisadores da Universidade de Twente( Holanda) equipe liderada por Ramakrishnaiah Siddappa usou substâncias que conseguiram transformar células-tronco adultas em células ósseas.
No futuro, espera-se que a técnica seja capaz de consertar fraturas em que parte do osso acaba sendo totalmente inutilizada.
Esta equipe trabalhou com as chamadas células-tronco mesenquimais(originadas de partes da gordura e da medula óssea de humanos adultos).
Elas têm sido alvo de muita polêmica, porque alguns trabalhos mostraram grande versatilidade de sua parte ,pois, poderiam reconstruir vários tecidos tais como: músculo ou ossos. Porém, outros estudos sugerem que essa potencialidade é limitada porque essas células têm dificuldades para se multiplicar. Sendo assim inviáveis usá-las na reparação de grandes lesões.
Ramakrishnaiah Siddappa e sua equipe aplicaram às células-tronco mesenquimais humanas substâncias que parecem levar à sua diferenciação(especializar-se em células ósseas). Após obter as células originais em diversos pacientes humanos e induzi-las a se multiplicar, eles usaram várias técnicas para transformá-las em osso.
Implantadas em camundongos, elas realizaram de forma adequada essa função óssea.
Os cientistas esperam técnicas como essa, permitam no futuro, a reparação de fraturas usando células ósseas do próprio paciente, evitando uma rejeição.

Nenhum comentário: