segunda-feira, 17 de março de 2008

MINHA LUTA PELA VIDA: CÉLULAS TRONCO EMBRIONÁRIA - LIBEREM JÁ !

Sou Bióloga por formação e decidi seguir a vida acadêmica pois adoro passar adiante aquilo que aprendi, sou apaixonada pelo estudo da vida em todos os seus aspectos, e adoro formar profissionais com conhecimento e base,além de ética e moral.
No Brasil, é impressionante como consegui sobreviver até hoje, sustentar dois filhos, e ainda me manter, trabalhando em dois segmentos esquecidos por muitos e muitos e muitos governos , que é a Saúde e a Educação.
Qual o interesse dos governantes ter uma população esclarecida, que tenha capacidade de formar opiniões e discernir o certo do errado, e não se deixar manipular pelos discursos pedagógicos e promessas vãs.
Aquele que tem acesso à cultura, não precisa ganhar bolsa-família, pois tem meios de se sustentar, e se não ganhar bolsa-família, pode escolher seu próprio governante, pois independente de sua opinião ou posição política, não vai depender deste ou daquele candidato que lhe forneça comida na mesa.
Da Saúde então nem se fala! Vocês já visitaram algum Hospital Público? Já viram a maneira como são tratados os pacientes, às vezes em estado grave, numa fila de espera imensa?
Vocês já precisaram fazer algum exame de urgência e ouviram que a fila de espera para realizar o referido exame está em 6, 7.8 meses, quando não mais ?
Pois é! Somos previlegiados que podemos pagar um plano de Saúde, que ainda assim, dependendo do poder aquisitivo , mesmo pagando uma pequena fortuna por mês, não temos o direito de sermos assistidos por médicos por nós escolhidos. Até existe um reembolso de consulta ou de alguns procedimentos, mas o reembolso é tão ínfimo, a burocracia e a demora para conseguir este reembolso é tão grande,que muitas vezes nem vale a pena.
Como é que um governo, que não investe na saúde e tão pouco na educação,( ou melhor, na educação investe sim, não vamos esquecer a pequena fortuna que foi gasta para decorar o apartamento do "reitor" da UnB). Com o dinheiro gasto nessa reforma poderia ser bem melhor empregado nas pesquisas, na busca da cura de doenças que até hoje assolam o nosso país.
Como pode esse governo apoiar que se faça um julgamento para vetar uma lei já existente?
Como pode haver um perigo eminente de um surto de Febre Amarela nas zonas urbanas, quando esta doença foi erradicada há mais de 40 anos? E a dengue? A falta de respeito com a população que vive em zonas onde SaneamentoBásico é algo que nem se sonha!
Como pode existir um acréscimo tão grande de doenças que, na nossa santa inocência, achavamos que tinham ficado no passado. O aumento de casos de Sífilis, reaparecimento da tuberculose, e agora de um tipo novo de tuberculose, cujo bacilo é resistente a todos os antibióticos conhecidos para curá-la?
Não dá pra ficar calado e ver o "nosso presidente" fazendo festinha para passar dinheiro a areas carentes, em ano eleitoral, com o propósito evidente de ganhar prefeituras para o PT.
Não dá pra ver a ação da Polícia Federal combater a pirataria, quando o próprio presidente vem a público dizendo que assistiu em seu Aerolula uma cópia pirata de um filme nacional? E o nosso Ministro da Cultura, também tem uma cópia pirata de "Tropa de Elite", filme que ganhou até o Urso de Ouro em Berlim.
Que desgoverno é esse, que faz conchavos com os vizinhos ditatoriais, apoiando Hugo Chaves, Evo Morales, FidelCastro.Apoiando as Farcs.
E agora querem num ato irracional, vetar a Lei de Biossegurança no artigo a que se refere ao estudo de células-tronco embrionárias, que busca a cura de doenças degenerativas como o Mal de Parkison, Distrofia Muscular, Esclerose Múltipla entre outras.
E a Igreja Católica tem o direito de intervir neste processo? Como pode usar de tanta hipocrisia dizendo que não se deve mexer com embriões desprezados (porque não teriam viabilidade de serem implatados no útero materno), pois estaríamos cometando um crime contra a vida de um "indivíduo"(que sequer existe,neste momento,é apenas um amontoado de células sem nenhuma especificidade).
A mesma Igreja Católica que queimou Joana D'Arc e tantas outras, acusadas de bruxaria, só porque não rezavam o mesmo credo. Essas vidas sacrificadas não eram importantes e não tiveram direito sequer a um Julgamento justo, a Santa Inquisição os condenava e queimava-os em praça pública.
Quanta hipocrisia da mesma Igreja que se omitiu vergonhosamente durante o Holocausto que matou milhões de vidas inocentes.
Que dizer de Galileu? Copérnico? Leonardo da Vinci, que tinha que roubar cadáveres para estudar Anatomia.
Que Igreja é essa que proíbe o uso de preservativos, afirmando que o ato sexual é apenas para procriar, enquanto isso vê-se no mundo todo proliferar a pobreza a miséria e a Aids.
O que dizer da vida dos jovens adolescentes que foram molestados na infância por padres pedófilos.A vida da família desses meninos que sofreram abuso sexual e se calaram, porque padre católicos não cometeriam esse ato animalesco, quem é que acreditaria nessas crianças, que ficaram caladas por saber que não teriam crédito,e estão aí sofrendo, fazendo terapia, nunca serão pessoas íntegras, porque foram feridas na sua inocência, por pessoas que imaginavam ser representantes de Deus na Terra. Qual foi a punição dada a esses padres?
Qual é o direito das pessoas que tanta esperança depositaram no avanço destas pesquisas para que pudessem curar-se ou ao menos melhorar sua qualidade de vida?
O que dizer a uma mãe que vê seu filho diariamente definhar, mas que ainda assim espera pela cura através da busca de incansáveis e brilhantes cientistas, que terão que voltar a estaca zero, ou então emigrar para países onde estes estudos são permitidos.
Vetar esta lei é um retrocesso tanto da ciência quanto da moral, um desrespeito aos cidadãos portadores de deficiências que poderiam ser sanadas.
Estes, não têm direito à vida, nem a preservação de sua saúde. Mas o aglomerado de células congeladas, estas sim, deverão ser preservadas, porque existe ali um cidadão, que nunca vai nascer.
A população não está informada do que tratam essas pesquisas. A maioria sequer sabe o que é uma célula tronco, o que são embriões desprezados, mas essa maioria, ignorante destas informações, frequentam a Igreja e acreditam no que lhes é falado pelos padres, pelos Bispos, pelo Papa.
Temos o direito a ter acesso às informações corretas e completas, temos o direito de poder decidir se é um crime mexer com células que estão há três anos congeladas,para curar vidas, ou se é um crime evitar que vidas sejam curadas para preservar no gelo um aglomerado de células que um dia serão descartadas.
Precisamos alertar a população que temos o direito de escolha. Não se decide pela vida ou pela morte de pessoas inocentes, portadoras de males ,que podem ser sanados,11 ministros (leigos em biologoa e saúde), só porque a Igreja levantou a bandeira do proteger embriões congelados.
Mas para que foram criados ? Então é lícito a um casal que deseja ter filhos procurar um Centro de Reprodução Assistida, produzir diversos embriões e escolher qual terá maior viabilidade de procriação, e a esse casal é facultado inclusive o direito de dizer o que fazer com os embriões que não serviram para serem implantados no útero pois talvez estivessem com divisões celulares irregulares ou atípicas e provavelmente não vingariam. Pergunta-se ao casal o que fazer com esses embriões: descarta ou congela? (pela lei, o casal tem apens essas duas opções,a opção doar para pesquisas não existe)
E quando se descarta, esse casal não está cometendo um homicídio?
Não podemos nos calar. A população tem que ser instruída e ter o direito de votar se a lei de biossegurança, no artigo em que tange as pesquisas com células tronco embrionárias deve ser vetada ou não.

2 comentários:

Guilherme Reis disse...

Muito bom, parabéns. o Brasil precisa de mais gente assim.. huuhuuu..

beijos

Anônimo disse...

Bom,eu sou aluna da escola técnica de enfermagem,e não é por acasso que estou fazendo este curso,vou entrar com tudo neste projeto e vou lutar pela vida das pessoas que necesitam destas células.Estou
muito feliz por ser convidada a participar,obrigada prof.Angela.